25 de jan. de 2009

manobras de kitesurf

TRANSIÇÃO
T1 Switch TackTail Slide - Pressão no pé de trás, forçando uma derrapagem, para a troca de direção.
T2 Switch Stance & Carving - Mudança de base seguida de cavada para mudança de direção.
Carving & Switch Stance - Cavada seguida de mudança de base para a mudança de direção.
Leading Edge Down Turn - Mudança de direção com pipa virando por baixo.
Jump & Switch Tack - Mudança de direção com pequeno salto.
T3 No Hand Tack - Mudança de direção sem o uso das mãos.
Back Loop Tack - mudança de direção através de giro vertical para trás.
One Hand Back Loop Tack - mudança de direção através de giro vertical para trás com apenas uma das mãos na barra.
Double Back Loop Tack - mudança de direção através de um duplo giro vertical para trás.
Forward Looping Leading Edge Down - Giro vertical frontal, pouso com base invertida seguido de cavada com pipa passando por baixo.
Aero 360o Upwind Tack - Salto com giro horizontal 360o, corpo ereto, seguido de mudança de sentido.
360o With Back Pass Bar - Salto com giro horizontal de 360o, com passagem de barra pelas costas, mudando a direção.
SALTO S1 Simple - Salto sem troca de direção.
Bottom Up - Salto, levando o fundo da prancha para cima pela frente.
S2 Grab Back Hand - Salto engatado com a mão de trás na prancha.
Grab Forward Hand - Salto engatado com a mão da frente na prancha.
360o - Salto seguido de giro horizontal de 360o.
Back Loop - Salto seguido de giro vertical para trás.
Forward Looping - Salto seguido de giro vertical para frente.
Riley - Salto jogando as pernas para trás ate o corpo ficar, no mínimo, na horizontal.
S3 360o With Grab - Giro horizontal agarrando a prancha.
No Hand 360o - Giro horizontal sem o uso das mãos.
Double 360o - Dois giros horizontais.
Double Back Loop - Dois giros verticais para trás.
Dead Man - Salto engatado posicionando o corpo na vertical com a cabeça para baixo sem as mãos na barra.
Double Front Loop - Dois giros verticais para frente.
Table Top - Levar o fundo da prancha para cima por uma das laterais.
Kick Front Loop - Giro vertical para frente chutando para cima com as duas pernas.
Kick Back Loop - Giro vertical para trás chutando para cima com as duas pernas.
Double Table Top - Levar o fundo da prancha para cima por um lado e depois pelo outro lado.
Same Tack 180o Twist Jump - Salto invertendo a base no ar e pousando com a base anterior.
Riley with Front Kick - Salto com as pernas para trás ate corpo ficar, no mínimo, na horizontal seguido de um chute frontal.
ONDA O1 Straightforward - No corte da onda.
O2 Lip Tap - Batida no lip da onda.
Floater - Surfar atrás do lip da onda e voltar para onda.
O3 Tube - Entubar.
Sequence of Manoeuvres - Seqüência de manobras.
Back Loop - Giro vertical para trás iniciado com batida no lip da onda.
Aeros - Salto iniciado e terminado na onda.
360o - Giro horizontal iniciado e terminado na onda.
360o with Grab - Giro horizontal agarrando a prancha.

Brincadeiras com pipas

Voar sobre a água puxado por uma pipa. Esse é o princípio do kitesurf, um esporte relativamente novo, mas que vem ganhando novos adeptos ao redor do mundo. O equipamento do kite é basicamente a pipa e a prancha.
O esporte é uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, e surge como uma opção aos praticantes desses esportes em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.
A pipa é feita do mesmo material utilizado na fabricação de uma asa-delta. Já a prancha pode ser tanto uma especial para o kite, como também uma prancha de surf. A segurança é um fator primordial no esporte, já que qualquer vacilo pode trazer sérios prejuízos ao praticante.

As primeiras tentativas de se utilizar o kite foram durante os anos 70. De lá para cá muita água se passou e o esporte, hoje em dia, é uma febre. Os principais responsáveis pelo desenvolvimento do esporte foram, sem dúvida, os irmãos Legaignoux.

Esses franceses foram os primeiros a desenvolver os protótipos do que conhecemos hoje como kite. Foram também os primeiros a produzir os kite para a venda.

O reconhecimento do esporte aconteceu realmente quando famosos windsurfistas passaram a utilizar o kite para diversão. Entre eles, o que mais se destacou foi à lenda viva do windsurf, Robby Naish.

Naish gostou tanto do esporte que hoje além de ser o maior divulgador é também um dos maiores fabricantes de kites.

Equipamentos do Kitesurf

Kite - O Kite (pipa) é feito com o mesmo tecido de um pára-quedas, projetado de uma maneira que seja simples de usar por todas as pessoas. Sem a pipa, não existe o kitesurf, portanto é o principal equipamento do esporte. O formato de asa em arco facilita o vôo.

Linhas - As linhas são o elo de ligação do kite com o surfista. Existem três tipos de linhas que exercem diferentes funções. A linha de vôo, que mede aproximadamente 30 metros, liga o kite a barra de controle. A linha de freio serve para frear e as linhas principais, conhecidas por Kevlar, apresentam alta resistência e elasticidade mínima para o controle do kite.

Barra controle - A barra é utilizada para controlar o kite. O atleta tem nela a possibilidade de comandar a direção e a velocidade. Com aproximadamente 90 cm de comprimento vem acompanhada de um sistema para frear a pipa em caso de emergência.

Prancha - O estilo da prancha vai depender do estilo do atleta. Existem pranchas parecidas com as de surf e também com as de wakeboard. O diferencial é o tipo de material do qual ela é feita. Como os saltos são freqüentes, as pranchas têm que ser mais resistentes.

Cinto - O cinto tem a função de conectar o atleta ao kite. Existem modelos que além das funções básicas propiciam maior conforto durante a velejada.

No kitesurf você pode:
  • velejar planando em ventos mais fracos do que o windsurfe com a mesma capacidade de orça (andar contra o vento)
  • dar saltos nas ondas atingindo alturas que não são possíveis em outros esportes como snowboarding e wakeboarding.
  • fazer manobras de wakeboarding sem precisar de lancha.
  • dar saltos e loops em lagoas e rios, com ventos fracos e sem precisar de ondas.
  • surfar ondas de verdade e fazer manobras de surf como se tivesse um "motor" para tornar tudo mais radical.
  • brincar nas ondas só com um colete de salva-vidas e pés-de-pato, sendo arrastado e dando saltos incríveis.