22 de nov. de 2008
Como funciona uma volta ciclistica
Para iniciar a Volta, e necessario distribuir as camisas, as principais sao: lider geral, lider de pontos, escalador e em certos casos o de jovem talento. No Tour de France, essas camisas sao representadas pela amarela, verde, branca com bolas vermelhas e branca respectivamente, mas pode variar de acordo com o evento. O prologo ou meia etapa (ou criterium) e a que define essa distribuicao antes da largada oficial. Uma volta completa possui partes planas e rapidas, subidas ingremes, contra-relogio individual e por equipes. Atletas podem ser bonificados no meio do percurso com chegadas intermediarias que dao pontos para velocistas e montanhistas.
Toda a movimentacao de uma volta ciclistica e transmitida pela Radio Volta; que acompanha a corrida transmitindo as informacoes gerais sobre os acontecimentos da prova, distancia de fuga, tempo de prova, lideres, acidentes, necessidade de abastecimento dos atletas, entre outros. Alem desse sistema de informacoes, existe um canal direto do tecnico da equipe com o Comissario geral da prova. O Comissario e o "arbitro" homologado pela UCI para acompanhar e registrar, organizar, e punir todas as infracoes ocorridas. Ao todo, sao 3 comissarios, sendo um o geral e 2 auxiliares, que se subdividem no caso do pelotao se partir.
Veja abaixo como e formada o comboio da prova.
Cada equipe pode colocar um carro de apoio baixo para levar bicicletas e rodas reservas, e o mecanico. Porem em casos de fuga, este carro deve decidir se ira cobrir a fuga ou o pelotao. Para esses casos existem os carros neutros. para cobrir este apoio, com mecanicos da organizacao. Numa prova se utilizam 3 carros neutros.
Em linhas gerais a volta funciona desta forma.
chris carmichael, lance armstrong e dean karnazes
Além de Armstrong, A Carmichael System treina outros badalados atletas e mitos como Dean Karnazes.
Lance ganhou o Campeonato Mundial em 93, pouco antes de saber de um cancer de prostata que o tiraria do cenario esportivo pelos proximos 5 anos. Vencido o Cancer, Lance funda a Livestrong (Viver com forca - entidade que luta contra o cancer), simbolizado pela cor amarela das vitorias que lhe renderam a camisa amarela de lider do Tour.
O Tour de France e o maior evento do Ciclismo profissional, reunido as maiores equipes do mundo. E o terceiro maior evento esportivo do mundo em audiencia, e volume numerario envolvido, tendo uma fila de no minimo 15 anos para patrocinios. Lance ficou conhecido no mundo inteiro por ganhar 7 vezes consecutivas o Tour de France. Conquistador da Triplice coroa por 5 vezes, Lance eliminou os maiores nomes do ciclismo mundial, como Pantani, Ulrich, Vinokurov, entre outros, durante sua epoca de reinado.
Dean Karnazes era um infeliz executivo que aos 30 anos, acorda apos uma bebedeira com espirito de Forrest Gump. Completou ai seus primeiros 48 km.
Desde então, Dean vem desafiando todos os limites imagináveis da resistência humana, sem nunca encontrar o seu próprio. Correu 560 km sem parar (levou mais de três dias). Venceu a Badwater, ultramaratona de 215 km que é considerada a prova a pé mais dura do mundo. Escreveu um livro, O Ultramaratonista, que se tornou best seller e que acaba de ser lançado no Brasil. Mais recentemente, encarou o Endurance 50, um desafio em que correu 50 maratonas em 50 dias consecutivos, uma em cada estado norte-americano. E agora está entre os indicados para a lista das cem pessoas mais importantes do mundo, elaborada anualmente pela revista Time.
New Radicals
You Get What You Give
New Radicals
Wake up kidsWe've got the dreamers disease
Age fourteen
we've got you down on your knees
So polite
we're busy still saying please
Frenemies
who when you're down ain't your friend
Every night
we smash their mercedes-benz
First we run
and then we laugh till we cry
But when the night is falling
and you cannot find the light (light)
If you feel your dream is dying
Hold tight
You've got the music in you
Don't let go
You've got the music in you
One dance left
This world is gonna pull through
Don't give up
You've got a reason to live
Can't forget we only get what we give
I'm coming home baby
You're tops
Give to me now
Four a.m. we ran a miracle mile
we're flat broke but, hey, we do it in style
The bad rich
God's flying in for your trial
But when the night is falling
you cannot find a friend (friend)
If you feel your dream is breaking
Cause then...You've got the music in you
Don't let go
You've got the music in you
One dance left
This world is gonna pull through
Don't give up
You've got a reason to live
Can't forget we only get what we give
This whole damn world, can fall apart
You'll be ok, follow your heart
You're in harms way, I'm right behind
Now say you're mine
You've got the music in you
Don't let go
You've got the music in you
One dance left
This world is gonna pull through
Don't give up
You've got a reason to live
Can't forget we only get what we give
Don't let go
I fell the music in you
Fly high
What's real can't die
You only get what you give
You're gonna get what you give
Don't give up
Just don't be afraid to live
Health insurance rip off lying
fda big bankers buying
Fake computer crashes dining
Cloning while they're multiplying
Fashion shoots(Don't give up)
with Beck and Hanson
Courtney Love and Marilyn Manson
You're all fakes
Run to your mansions
Come around
We'll kick your asses
Don't let go
One dance left
Don't give up
Can't forget
Don't give up
One dance left
Yosemite
O Parque Nacional de Yosemite é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne.
O parque cobre uma área de 3 081 km² (1.189 mi²) estando a sua altitude compreendida entre os 600 e os 4000 metros. O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de 3 milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale de Yosemite, mas no parque existem muitas outras atracções, pois é reconhecido internacionalmente pelos seus espectaculares desfiladeiros de granito, cascatas, arroios claros, bosques de sequóias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Património Mundial em 1984.
Das 7000 espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite [2]. O parque conta também com registos documentais da presença de mais de 160 plantas raras, com solos únicos e formações geológicas também elas raras que caracterizam as áreas restritas que estas plantas ocupam.
Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente dez milhões de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois inclinado, o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. A elevação resultou num aumento da inclinação dos leitos dos riachos e dos rios, resultando na formação de desfiladeiros profundos e estreitos. Há um milhão de anos, verificou-se um acumular de neve e gelo, formando glaciares nos prados alpinos mais altos, descendo depois para os vales percorridos pelos rios.
A espessura do gelo no vale de Yosemite pode ter chegado aos 1200 metros durante o início do período glaciar. O movimento de descida das massas de gelo esculpiu o vale em forma de U que tantos visitantes atrai hoje em dia.
O parque nacional de Yosemite localiza-se na Serra Nevada na Califórnia, demorando a viagem de automóvel desde São Francisco aproximadamente três horas e meia e desde Los Angeles seis horas. Em redor do parque existem áreas florestais: a Ansel Adams Wilderness a Sudeste, a Hoover Wilderness a Nordeste e a Emigrant Wilderness a Norte.
Neste parque de quase 3100 km² existem milhares de lagos e pegos, 2600 km em cursos de água, 1300 km em trilhos para passeios pedestres e 560 km de estradas. Dois rios designados pelas autoridades federais como wild and scenic rivers, o Merced e o Tuolomne, nascem dentro do parque e seguem para Oeste para o vale central da Califórnia. Anualmente mais de 3,5 milhões de pessoas visitam o parque, concentrando-se a maior parte nos 18 km² que constituem o vale de Yosemite.
Representando apenas um porcento da área do parque, o vale de Yosemite é o ponto que mais turistas recebe. O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano. Erguem-se também sobre o vale a Sentinel Dome e a Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1450 metros respectivamente.
Nas terras altas de Yosemite existem também belas áreas, como as Tuolumne Meadows, as Dana Meadows, o Clark Range, o Cathedral Range e o Kuna Crest. O Pacific Crest Trail atravessa o parque, com picos vermelhos de rocha metamórfica, como o monte Dana e o monte Gibbs, bem como picos de granito, como o monte Conness. O monte Lyell é o ponto mais alto do parque.
O parque tem três pequenos bosques de sequóias gigantes Sequoiadendron giganteum, o Mariposa Grove (com 200 árvores), o Tuolumne Grove (com 25) e o Merced Grove (com 20). As sequóias gigantes são as maiores árvores do mundo e são das mais altas e mais velhas (as Sequoia sempervirens existentes na costa Noroeste da Califórnia são as mais altas e as Pinus longaeva no Leste da Califórnia as mais velhas). Estas árvores estavam bastante mais disseminadas antes da idade do gelo começar.
Cataratas
O parque de Yosemite é famoso pelas suas muitas quedas de água. Apesar de aparecerem novas cataratas quando chove, estas são efémeras, sendo as principais as seguintes:
- Bridalveil Fall (620 pés)
- Chilnualna Falls (690 pés)
- Illilouette Fall (370 pés)
- Lehamite Falls (1180 pés)
- Nevada Fall (594 pés)
- Ribbon Falls (1612 pés, onde há a maior queda vertical)
- Royal Arch Cascade (1250 pés)
- Sentinel Fall (1920 pés)
- Silver Strand Falls (574 pés)
- Snow Creek Falls (2140 pés)
- Staircase Falls (1020 pés)
- Tueeulala Falls (840 pés)
- Vernal Fall (317 pés)
- Wapama Falls (1700 pés)
- Waterwheel Falls (300 pés)
- Wildcat Falls (630 pés)
- Yosemite Falls (2425 pés, a maior da América do Norte e terceira maior do mundo)
A causa do aparecimento de tantas cascatas temporárias deve-se ao facto de, durante os meses de Abril, Maio e Junho, estarmos em plena época do degelo, em que estão propiciadas as condições para se formarem quedas de água nos locais onde o gelo derretido aflui.
Os rios Tuolumne e Merced escavaram desfiladeiros com profundidades que chegam a atingir os 900 e os 1200 metros. O Tuolumne irriga toda a parte Norte do parque, que compreende uma área de aproximadamente 1760 km² (680 mi²), já o Merced nasce nos picos localizados no Sul do parque e irriga uma área que ronda os 1320 km².
Para a definição da morfologia do parque foram fundamentais os acontecimentos ligados às movimentações de água e gelo, nomeadamente as inundações, as adaptações do terreno à acção dos cursos de água e o processo de formação dos glaciares. No parque também se contam aproximadamente 3200 lagos com área superior a 100 m², duas grandes albufeiras e 2700 km de rios que ajudam a formar as duas grandes porções de água existentes.
As terras baixas do parque, como o fundo dos vales, são particularmente húmidas e acabam por se ligar aos lagos e rios próximos durante a estação das cheias, e pela acção dos lençóis freáticos. Os pastos, existentes entre os 900 e os 3500 metros de altura, são também, na sua maioria, terras húmidas.
Todos os glaciares do parque são relativamente pequenos e ocupam áreas que estão permanentemente à sombra, como os vales em forma de anfiteatro (em inglês cirque) que estão virados a Norte e a Nordeste, não havendo nenhum glaciar que descenda dos enormes glaciares alpinos formados durante a idade do gelo. Os glaciares do parque formaram-se durante um dos períodos neoglaciais posteriores à idade do gelo.
O aquecimento global tem vindo a reduzir o número de glaciares existentes no mundo e diminuído o tamanho dos restantes, tendo muitos glaciares que anteriormente existiam no parque de Yosemite desaparecido, como é o caso do Merced Glacier, descoberto em 1871 por John Muir (e que veio consubstanciar a tese da origem glacial de toda a área do parque), tendo outros encolhido até 75% do tamanho original. O Lyell Glacier é o maior glaciar da serra Nevada e consequentemente do parque, cobrindo 65 ha.
Historias misteriosas 2
Como participamos de provas que não existem dia, hora nem lugar para acontecer, temos que estar preparados e treinar em diversas situações.
O pai do meu parceiro de treinos tinha nessa época um sitio as margens do Rio Tibagi (importante bacia da região). Resolvemos ir para lá no final da tarde, dormir um pouco e la pelas 11 sairiamos num trekking de alguns kilometros pela região.
La pelas 0:30, já tinhamos percorrido cerca de 1okm, foi quando ouvimos um som bem a frente, ainda fraco de alguem batendo algo como um machado na árvore. Como estava bem a nossa frente, cada vez que nos aproximavamos, o som ia aumentando e ficando mais nitido. Chegando proximo, resolvemos nao cruzar o mesmo caminho e desviamos e o som foi ficando para tras. ate sumir. Logo a frente depois de termos cruzado rio e estarmos bem distante ouvimos novamente o som. Desviamos novamente ate sumir novamente. Nesse momento pegamos uma pequena afluente e saimos do leito principal. Mas a mata continuava densa. Conforme a mata comecou a ficar mais aberta, pegamos um trecho mais rapido. Logo em seguida, aparece o som novamente. Dessa vez resolvemos investigar esse som misterioso. A medida que chegavamos perto, o som diminuia ou ficava mais longe, ate sumir. Essa curiosidade nos fez ir atras do som por mais 2 vezes ate terminarmos nosso treino e nao descobrimos do que se tratava.
Cobertura da Globo ARWC
http://www.youtube.com/watch?v=ouDSufmSZpU&feature=related
no youtube
Historias misteriosas
Quem não gosta de uma historinha cheia de misterios e coisas sobrenaturais. Não sei se voce é desses que acredita em fantasmas ou assombração, mas são boas pra se contar sentado a beira da fogueira num acampamento em noite de lua cheia.
Esse fato é veridico e foi noticiado na época aqui na região.
Ha alguns anos um amigo que faz corridas cross country me contou um acontecido. Como de costume, faziamos treinos superiores a 25 km, e era comum sairmos da cidade para isso. Um final de verao, ele aproveitou o horario para fazer um treino mais longo, passando perto da famosa estrada da cegonha. Próximo a estrada que dá acesso a Coroados, ele viu uma pessoa toda ferida pedindo por socorro. Ao ser abordado, a pessoa conta que acabara de sofrer um acidente e que sua familia estaria incosciente dentro do veículo que havia capotado. Prontamente Zé (meu amigo corredor), correu por quase 1 km onde existe um sitio. Lá conseguiu ajuda e chamaram um resgate. Algumas pessoas foram ate a beira da rodovia para aguardar a o socorro enquanto Ze e outras pessoasse dirigiram ao local onde a pessoa ferida tinha indicado como sendo o local do acidente.
Chegando la, encontraram o carro virado a beira da estrada. Ouviam-se alguns gemidos e prontamente o pessoal foi tentar ajudar os feridos. Quando Ze chegou perto do motorista, pasmem, este estava preso no carro e era o único morto, mas ele reconheceu como a pessoa que tinha ido pedir socorro.
Escalada Rio de Janeiro
Recentemente nossa turma esteve no Rio de Janeiro, onde fizemos algumas andancas pela regiao serrana e litoral. subimos o escalavrado, onde esta a infinita higway. Via de aderencia que e um marco na escalada classica.Fizemos somente a caminhada com o pessoal do Rio para cume do Escalavrado. Ainda na regiao serrana, escalamos em Petropolis algumas vias de poucas repeticao, ainda meio escondidas aos arredores da cidade, que e rica em vias de escalada. Repetimos uma via de 280 metros, com 4 horas de escalada. Algumas das ultimas cordadas, tinham mais de 60 metros que era o limite de nossa corda. Fizemos essas partes em simultaneo.
Na cidade maravilhosa, fomos realizar o grande sonho do Rapeleiro, que era escalar a Italianos. Via mais repetida no Brasil. Tem ate fila pra entrar nela. Ela esta postada logo abaixo da linha do bondinho do Pao de acucar e possui cerca de 270 metros, quando terminada pela Secundos.
Equipamentos Go Outside
Este foi o anuncio que elaborei para veiculacao na edicao do Guia. O anuncio faz referencia a expedicao ao Everest, de Rodrigo Raineri, patrocinada pela Snake.
Clinica de Escalada
Foi com sucesso que fizemos a primeira clinica de escalada do Clube de Aventura. Na mesma ocasiao o Clube realizou tambem a clinica de orientacao, o que reuniu cerca de 60 pessoas na Estancia Manain.
Tivemos a parte teorica na tarde do sabado e a pratica no domingo, com escalada em diversas situacoes.
Estamos programando mais atividades para interessados no ambiente vertical. Fique ligado.