O primeiro alpinista a conseguir escalar todas as catorze montanhas com mais de 8000 metros e o segundo a escalar os sete cumes mais altos dos sete continentes, Reinhold Messner (17 de setembro de 1944, Villnöss, Tirol do Sul) é italiano de língua materna alemã e considerado um dos melhores alpinistas de todos os tempos.
Messner é uma figura polêmica do cenário do montanhismo mundial. Suas declarações muitas vezes são polêmicas e as histórias que ele conta beiram o limite do fantástico e do real. Polêmicas à parte, seus feitos o tornam uma lenda viva das grandes montanhas.
Seu currículo é extenso, começando com a conquista de novas rotas e escaladas solo das mais escabrosas paredes dos Alpes, e passa por ser o primeiro homem a escalar solo, sem equipe de apoio alguma, uma montanha com mais de 8000m, o primeiro a escalar o Everest sem oxigênio suplementar e o primeiro a escalar todas montanhas com mais de 8000m.
Em suas narrativas, Messner costuma abordar diversos aspectos relacionados à escalada, sua cabeça, seus medos, a morte, experiências e sensações, momentos de loucura e demência, momentos de muita sorte e de muito azar. Messner também acaba por abordar a questão do dinheiro, das expedições, do patrocínio e da venda da própria imagem.
Este é um convite a todos para saberem um pouco mais sobre as mais altas montanhas do mundo e sobre os montanhistas. É um convite que se estende à reflexão como ser humano e sobre nosso meio de vida. Aos escaladores de rocha, entender um pouco melhor do que no fundo é o berço desse nosso esporte.
"Eu nunca pus uma chapeleta em toda a minha vida e nunca irei pôr uma proteção fixa numa rocha. Se eu não puder escalar sem uma destas proteções, eu não escalo. Nunca usei garrafas de oxigênio. Se eu não puder escalar sem oxigênio extra eu não escalo mais alto. Isso não é uma decisão difícil.
E eu nunca irei carregar um telefone celular comigo. Se eu carregar um aparelho destes, significaria destruir aquele sentimento de estar isolado e exposto que eu sempre procuro nas montanhas.
Estas são apenas as minhas regras. Agora que estou ficando mais velho eu apenas sonho em escalar montanhas menores,ou esquiar em áreas como a Antártica ou em áreas desérticas.
Eu sempre tento fazer esse tipo de coisa sem ajuda de fora. Depois de uma vida de nômade político eu irei passar pelo menos meio ano no meio da selva com apenas uma mochila - e ninguém saberá onde eu estarei indo." - Reinhold Messner
3 de abr. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário