A glicemia (do grego γλεῦκος, mosto, por extensão doce) é a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma.
Nosso corpo transforma alguns dos carboidratos que comemos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente em nosso sangue. Ou seja, quando comemos muito, nossa glicemia aumenta, ao passo que quando comemos pouco, a mantemos baixa.
Mede-se a glicemia através da confirmação dos sinais e sintomas clássicos da glicemia em jejum (exame de sangue onde são verificadas as taxas de glicose no sangue) e do teste padronizado de tolerância à glicose (TTG). (Wikipedia)
Para provas de endurance como a corrida de aventura, o teste glicêmico é um dos importantes testes a serem feitos, que se traduz de maneira muito importante, pois o nível refletirá em resultados de performance.
Um protocolo foi montado para realizar este teste pelo OUTDOOR PERFORMANCE, sistema de treinamento do Clube de Aventura, para avaliar os atletas. O recordatório alimentar começou 24 horas antes do treino físico, na sexta feira, as 16:00. Neste mesmo dia foi feito a avaliação de percentual de massa corporal.A Avaliação dos índices iniciou as 17:00 do sábado e durou 12 horas, com retirada de amostra sanguínea a cada 30 minutos, sendo administrada, após 1 hora, a primeira suplementação, nas primeiras 5 horas, o teste, que procurou se manter fiel as corridas em termos de logistica e organização, foram percorridos cerca de 22km de trekking, e nas horas restantes, 56km de mtb.
Com estes resultados em mãos é possível melhorar performance e avaliar a alimentação nas provas.
1 de jun. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário