Para iniciar a Volta, e necessario distribuir as camisas, as principais sao: lider geral, lider de pontos, escalador e em certos casos o de jovem talento. No Tour de France, essas camisas sao representadas pela amarela, verde, branca com bolas vermelhas e branca respectivamente, mas pode variar de acordo com o evento. O prologo ou meia etapa (ou criterium) e a que define essa distribuicao antes da largada oficial. Uma volta completa possui partes planas e rapidas, subidas ingremes, contra-relogio individual e por equipes. Atletas podem ser bonificados no meio do percurso com chegadas intermediarias que dao pontos para velocistas e montanhistas.
Toda a movimentacao de uma volta ciclistica e transmitida pela Radio Volta; que acompanha a corrida transmitindo as informacoes gerais sobre os acontecimentos da prova, distancia de fuga, tempo de prova, lideres, acidentes, necessidade de abastecimento dos atletas, entre outros. Alem desse sistema de informacoes, existe um canal direto do tecnico da equipe com o Comissario geral da prova. O Comissario e o "arbitro" homologado pela UCI para acompanhar e registrar, organizar, e punir todas as infracoes ocorridas. Ao todo, sao 3 comissarios, sendo um o geral e 2 auxiliares, que se subdividem no caso do pelotao se partir.
Veja abaixo como e formada o comboio da prova.

Cada equipe pode colocar um carro de apoio baixo para levar bicicletas e rodas reservas, e o mecanico. Porem em casos de fuga, este carro deve decidir se ira cobrir a fuga ou o pelotao. Para esses casos existem os carros neutros. para cobrir este apoio, com mecanicos da organizacao. Numa prova se utilizam 3 carros neutros.
Em linhas gerais a volta funciona desta forma.
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