22 de nov. de 2008

Yosemite

Um dos melhores roteiros do mundo para montanhistas e trekkers


O Parque Nacional de Yosemite é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne.

O parque cobre uma área de 3 081 km² (1.189 mi²) estando a sua altitude compreendida entre os 600 e os 4000 metros. O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de 3 milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale de Yosemite, mas no parque existem muitas outras atracções, pois é reconhecido internacionalmente pelos seus espectaculares desfiladeiros de granito, cascatas, arroios claros, bosques de sequóias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Património Mundial em 1984.

Das 7000 espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite [2]. O parque conta também com registos documentais da presença de mais de 160 plantas raras, com solos únicos e formações geológicas também elas raras que caracterizam as áreas restritas que estas plantas ocupam.

Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente dez milhões de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois inclinado, o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. A elevação resultou num aumento da inclinação dos leitos dos riachos e dos rios, resultando na formação de desfiladeiros profundos e estreitos. Há um milhão de anos, verificou-se um acumular de neve e gelo, formando glaciares nos prados alpinos mais altos, descendo depois para os vales percorridos pelos rios.

A espessura do gelo no vale de Yosemite pode ter chegado aos 1200 metros durante o início do período glaciar. O movimento de descida das massas de gelo esculpiu o vale em forma de U que tantos visitantes atrai hoje em dia.

O parque nacional de Yosemite localiza-se na Serra Nevada na Califórnia, demorando a viagem de automóvel desde São Francisco aproximadamente três horas e meia e desde Los Angeles seis horas. Em redor do parque existem áreas florestais: a Ansel Adams Wilderness a Sudeste, a Hoover Wilderness a Nordeste e a Emigrant Wilderness a Norte.

Neste parque de quase 3100 km² existem milhares de lagos e pegos, 2600 km em cursos de água, 1300 km em trilhos para passeios pedestres e 560 km de estradas. Dois rios designados pelas autoridades federais como wild and scenic rivers, o Merced e o Tuolomne, nascem dentro do parque e seguem para Oeste para o vale central da Califórnia. Anualmente mais de 3,5 milhões de pessoas visitam o parque, concentrando-se a maior parte nos 18 km² que constituem o vale de Yosemite.

Representando apenas um porcento da área do parque, o vale de Yosemite é o ponto que mais turistas recebe. O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano. Erguem-se também sobre o vale a Sentinel Dome e a Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1450 metros respectivamente.

Nas terras altas de Yosemite existem também belas áreas, como as Tuolumne Meadows, as Dana Meadows, o Clark Range, o Cathedral Range e o Kuna Crest. O Pacific Crest Trail atravessa o parque, com picos vermelhos de rocha metamórfica, como o monte Dana e o monte Gibbs, bem como picos de granito, como o monte Conness. O monte Lyell é o ponto mais alto do parque.

O parque tem três pequenos bosques de sequóias gigantes Sequoiadendron giganteum, o Mariposa Grove (com 200 árvores), o Tuolumne Grove (com 25) e o Merced Grove (com 20). As sequóias gigantes são as maiores árvores do mundo e são das mais altas e mais velhas (as Sequoia sempervirens existentes na costa Noroeste da Califórnia são as mais altas e as Pinus longaeva no Leste da Califórnia as mais velhas). Estas árvores estavam bastante mais disseminadas antes da idade do gelo começar.

Cataratas

O parque de Yosemite é famoso pelas suas muitas quedas de água. Apesar de aparecerem novas cataratas quando chove, estas são efémeras, sendo as principais as seguintes:

A causa do aparecimento de tantas cascatas temporárias deve-se ao facto de, durante os meses de Abril, Maio e Junho, estarmos em plena época do degelo, em que estão propiciadas as condições para se formarem quedas de água nos locais onde o gelo derretido aflui.

Os rios Tuolumne e Merced escavaram desfiladeiros com profundidades que chegam a atingir os 900 e os 1200 metros. O Tuolumne irriga toda a parte Norte do parque, que compreende uma área de aproximadamente 1760 km² (680 mi²), já o Merced nasce nos picos localizados no Sul do parque e irriga uma área que ronda os 1320 km².

Para a definição da morfologia do parque foram fundamentais os acontecimentos ligados às movimentações de água e gelo, nomeadamente as inundações, as adaptações do terreno à acção dos cursos de água e o processo de formação dos glaciares. No parque também se contam aproximadamente 3200 lagos com área superior a 100 m², duas grandes albufeiras e 2700 km de rios que ajudam a formar as duas grandes porções de água existentes.

As terras baixas do parque, como o fundo dos vales, são particularmente húmidas e acabam por se ligar aos lagos e rios próximos durante a estação das cheias, e pela acção dos lençóis freáticos. Os pastos, existentes entre os 900 e os 3500 metros de altura, são também, na sua maioria, terras húmidas.

Todos os glaciares do parque são relativamente pequenos e ocupam áreas que estão permanentemente à sombra, como os vales em forma de anfiteatro (em inglês cirque) que estão virados a Norte e a Nordeste, não havendo nenhum glaciar que descenda dos enormes glaciares alpinos formados durante a idade do gelo. Os glaciares do parque formaram-se durante um dos períodos neoglaciais posteriores à idade do gelo.

O aquecimento global tem vindo a reduzir o número de glaciares existentes no mundo e diminuído o tamanho dos restantes, tendo muitos glaciares que anteriormente existiam no parque de Yosemite desaparecido, como é o caso do Merced Glacier, descoberto em 1871 por John Muir (e que veio consubstanciar a tese da origem glacial de toda a área do parque), tendo outros encolhido até 75% do tamanho original. O Lyell Glacier é o maior glaciar da serra Nevada e consequentemente do parque, cobrindo 65 ha.

Nenhum comentário: