11 de dez. de 2008

Saiba um pouco mais sobre o ambiente vertical

Escalada livre sugere escalada sem a utilização de pontos de apoios artificiais, ou seja, não se usa diretamente os grampos, proteções, e apoios que não sejam a rocha e o corpo para ascensão ou mesmo para o descanso. Nele os grampos e proteções servem apenas para sua proteção no caso de queda. O lado democrático deste esporte é que serve a qualquer tipo de pessoa, até para os que possuem medo de altura, desde que esta goste de um pouco de desafio, pois a escalada o desafia todo momento. A escalada livre engloba desde o boulder (foto abaixo), ideal para quem não quer subir muito e adora desempenho, pois é uma escalada de difícil domínio e técnica, com grande utilização de força e equilíbrio, cuja proteção são apenas 'crash pads', para aliviar a queda. Nos EUA é comum boulders com boa altura, quase beirando a escalada solo (sem proteções).
Todos movimentos se baseiam no firme apoio dos 3 pontos, para movimentação do quarto. O mesmo vale para a puxada de corda para proteção. Só se costura com o pleno dominio do movimento, pois uma queda com corda na mão pode leva-lo ao chão. A medida que o atleta vai se sentindo a vontade, ele começa a procurar vias (rotas de escalada), mais adequadas ao seu preparo, melhorando sua graduação. A graduação mede a dificuldade técnica da via, começando do terceiro grau e no Brasil, vai até o 12b, correspondente ao 5.15a. A graduação dos Boulders é identificado pela letra V; o V0, ou seja, o boulder mais fácil corresponde a um 6sup, na escalada esportiva.
Os Boulder e a esportiva são as modalidade de escalada livre competitivas, onde são disputados, dificuldade técnica, velocidade e leitura de via.
O esporte, que nasceu nos alpes, de onde surgiu o termo alpinismo, é muito comum na Europa, onde existem diversos ginásios e academias, além de um fácil acesso ao ambiente natural, repleto de montanhas e falésias.
No Brasil é um esporte bem recente, tendo seu boom na década de 80, época em que foi criada a escalada indoor.
O montanhismo é um esporte altamente seguro, porém complexo e sua segurança está ligada diretamente ao seu conhecimento e ao grau de habilidade durante uma escalada.
Existem diversos perigos para os quais o escalador deve estar atento e prevenido, nos ambientes naturais.
Nossa região é um grande polo de escalada esportiva e boulder, tendo a pouco mais de 80km, um local com centenas de vias nas mais diversas graduações em livre, com proteções fixas, mistas ou móveis. Além de setor com algumas progressões artificiais
bem cotadas.
Em breve estarei publicando o croqui das vias existentes na Serra.

Nenhum comentário: