10 de dez. de 2008

Um pouco sobre Escalada em Artificial

Esta graduação refere-se ao estilo de escalada em artificial, que diferente da escalada livre, utiliza equipamentos próprios para ascensão, e indica quão difícil será o lance a ser encarado.
- A0 É a utilização de alguma peça ou grampo para progredir, sem (geralmente) necessidade de um estribo. Ex.: pisar em grampos, se puxar em nuts, etc.
- A1 Pode ser artificial fixo ou móvel. Se for móvel as colocações são fáceis, em linha reta, sólidas e sem risco de alguma sair.
- A2 Artificial moderado. Proteções geralmente sólidas, mas às vezes cansativas na colocação. Talvez uma ou duas peças frágeis acima de uma outra boa, sem perigo na queda.
- A2+ Como o A2, mas com várias peças frágeis acima de uma boa. Quedas possíveis de 6 a 10 metros, mas com pouco risco de se chocar durante a queda. Saber encontrar a via pode ser necessário.
- A3 Artificial difícil. Métodos de teste necessários. Envolve várias peças frágeis em sequência. Grandes quedas possíveis, podendo passar de 15 metros, mas geralmente sem grandes riscos. Algumas horas são necessárias para completar uma enfiada devido a complexidade das proteções.
- A3+ Como um A3, mas com risco de uma queda perigosa. Peças frágeis após longos trechos com peças que só aguentam o peso do corpo, não uma queda. Potencial de se machucar se não for feito um bom julgamento. Geralmente um escalador experiente em artificial demora mais de 3 horas para guiar uma enfiada.
- A4 Artificial sério, com bastante risco. Potencial de quedas de 20 a 30 metros são comuns e com aterrissagem incerta.
- A4+ Mais sério que A4. Muitas horas para guiar uma enfiada, fazendo com que o escalador sofra longos períodos de incerteza e medo. Freqüentemente exige eficiência nos movimentos, como num ballet, para não soltar a marginal colocação.
- A5 Artificial extremo. Nenhuma peça é realmente confiável para segurar uma queda na enfiada inteira. A5 é reservado para enfiadas sem grampos ou chapeletas.
* tradução do livro Big Walls de John Long e John Middendorf.

Nas clássicas e tabém Bigwalls utilizamos também a graduação de duração, que nos diz quanto tempo um escalador experiente irá levar para completar uma via.
- D1 - 1 a 3 horas. Ex.: vias curtas, como as do Babilônia.
- D2 - 3 a 4 horas. Ex.: clássicas curtas, como Italiano com Secundo.
- D3 - 4 a 6 horas. Ex.: clássicas - Lagartão.
- D4 - um dia cheio. Ênfase no cheio. Ex.: Infinita Highway
- D5 - um à dois dias. Bivac é normalmente inevitável. Ex.: Contra-Pino.
- D6 - 2 ou mais dias na parede. Ex.: Bigwall como a Tragados pelo Tempo.
Fonte: Guia de Escalada da Urca

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