Conhecido como o mais complexo Bigwall brasileiro, a Terra de Gigantes, situada na face oeste da Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. Os primeiros a completar a via foram Tartari e Alexandre Portella, façanha que foi repetida apenas poucas vezes, e retratada no filme que leva o nome por Eliseu Frechou, Márcio Bruno e Sérgio Tartari em cinco dias de paredes negativas, ventos fortes e 600 metros de escalada.
A única saída da via é por cima, por isso muita gente pensa muito antes de encarar as 14 enfiadas na Pedra do Sino. A repetição somente saiu após uma década depois da conquista.
Portfolio Terra de Gigantes - A4, 14 enfiadas.
- Alexandre Portela e Juan em 4 dias.
- Sérgio Tartari e Luciano em 5 dias.
- Hillo Santana, Marius Bagnati e Gabriel Cattan em 7 dias.
Big Wall
É o termo utilizado para uma das escadas mais complexas, feitas normalmente em paredes grandes cuja escalada venha a durar normalmente mais de dois dias, geralmente utiliza-se muita proteção móvel e equipamentos. Uma equipe de Bigwall leva para sua aventura, normalmente muito mais equipamento que o estoque de uma loja especializada. Os estilos em livre ou em artificial podem ser utilizados, mas geralmente a escalada em artificial móvel é a predominante.
Uma outra classificação se refere a complexibilidade de se chegar a base, escalar a via e retornar. Fazendo com que escaladas sejam muito diferentes em relação ao planejamento logístico mesmo que tenham dificuldade técnica bem semelhantes.
Um guia, outro dá segurança e o terceiro organiza, pode haver o revezamento de funções depois de longas horas esperando uma enfiada ser completada.
Nesse estilo geralmente apenas o primeiro escala enquanto que os outros sobem pela corda, para poupar tempo. O objetivo principal é chegar ao final da via pelo caminho mais isento de proteções fixas possível.
Como a escalada dura mais de dois dias, os escaladores devem levar o equipamento necessário para permanecer na parede, um verdadeiro acampamento suspenso, além de comida, água, roupas e muito equipamento, chegando a uma carga de 500 kilos ou mais.
10 de dez. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário