18 de abr. de 2009

Complexo Marumbi

Em plena Floresta Atlântica, o complexo do Marumbi, possui um acesso fácil, podendo ser alcançado de ônibus até Curitiba, e descendo até o Marumbi de trem, curtindo o visual da serra do Mar. O trem parte da estação Rodoferroviária. De carro, poderá seguir pela famosa estrada da Graciosa. Para quem curte um bom trekking aliado a paisagens belas tem um prato cheio próximo ao litoral paranaense.
Oito grandes montes se destacam que podem sr alcançados or algumas trilhas que levam ao cume. A trilha branca te leva direto ao Olimpo, e a partir dali a todas as outras. A trilha é pesada, sempre íngreme, as vezes muito fechada. Por várias vezes você é obrigado a se segurar nos troncos e raízes que cercam a trilha; sem contar as "escadinhas" de aço presas na rocha (vias ferratas), muitas vezes deixando você exposto à mata lá embaixo.
Em compensação, durante todo o trecho, encontram-se riachos, nascentes, enfim, água: pura, gelada, cristalina. Dica: logo nos primeiros minutos de trilha, você cruza com dois rios geladinhos. Não se reprima, tome um banho gostoso, encha seu cantil e experimente beber água corrente.
Se você alcançar o alto do monte Olimpo, poderá contemplar Curitiba e todo o litoral paranaense, Morretes, Antonina e Paranaguá, através do mirante. De lá existem outras trilhas para os outros pontos do Parque, com graus de dificuldade variados, mas todos são bem íngremes e é preciso um bom preparo físico para enfrentá-los.
Para aproveitar melhor a viagem, pode-se completá-la indo a Morretes, uma cidade histórica cerca de 30 minutos de distância do Marumbi. Lá pode-se contemplar a beleza arquitetônica da cidade, fazer um bóia-cross no rio Nhundiaquara e provar o prato típico da cidade: o Barreado, servido por todos os restaurantes locais.
Existem várias vias no Conjunto, a prática da escalada porém, fica restrita aos curtos períodos de estiagem. Além das chuvas freqüentes, os ventos são muito violentos e dificultam muito a ascensão. Outro fator negativo é que para se chegar ao pé da parede, é preciso caminhar cerca de uma hora e meia. Algumas das paredes de lá são o Parque do Lineu (parede do abrolhos), o Paredão Preto, a Terra de Marlboro e outros. A graduação das vias é de 6o. em diante e algumas são feitas em artificial.
A título de curiosidade, abaixo vai a cadeia de picos do Complexo Marumbi:
1. Olimpo - 1.547 metros;
2. Boa Vista - 1.539 metros;
3. Gigante - 1.487 metros;
4. Esfinge - 1.378 metros;
5. Ponta do Tigre - 1.300 metros;
6. Torre dos Sinos - 1.280 metros;
7. Abrolhos - 1.200 metros;
8. Falcãozinho - 1.100 metros;

Nenhum comentário: