18 de abr. de 2009

Um pouco de História

No ano de 1941 o pico do Marumbi constava nos mapas como o ponto culminante do Estado do Paraná, com altura mensura de 1800 m., logo reduzida por Reinard Maack para 1547 m e, em 1992, Paulo Krelling fixou-a em 1539 m, metragem obtida pela geodesia satelitar.
Porém, após 1941 o Pico Paraná, descoberto, por Reichard Maack, com 1.965 m., passou a ser o ponto mais elevado do estado.
Sua culminância e situação geográfica próxima às rotas coloniais sempre fascinou e despertou o interesse na sua escalada, que aconteceu em 21 de agosto de 1879, por Joaquim Olímpio de Miranda (1842-1912), mais conhecido por Carmeliano, acompanhado de Bento Manuel de Leão, Antônio Silva e Antônio Messia. Este feito inaugurou o montanhismo esportivo. Até a sua morte, Joaquim conduziu todas as escaladas ao Marumbi.
Em agosto de 1880 é levada a efeito a segunda subida e que mereceu divulgação nos meios de comunicação, cujo texto podemos saborear na Choreographia do Paraná editado por Sebastião Paraná e escrito por um dos participantes da expedição, Antônio Ribeiro de Macedo, e que esclarece a razão da alteração toponímia: "Em honra ao nome do primeiro descobridor, e por analogia ao monte que a mitologia dá como morada dos deuses, demos a este morro o nome de Olimpo".
A freqüência cada vez maior ao pico do Marumbi, motivou que em 1928 o historiador Romário Martins criasse o neologismo Marumbinismo, tornando-se na década de 1950 sinônimo de alpinismo.
A primeira cruz erguida no pico foi por iniciativa do morretense Roberto França, em 1934, ocasião da celebração da primeira missa neste local.
A Estação do Marumbi
Na oportunidade da subida pioneira, ainda não estava concluída a ferrovia o que ocorreu em 05 de Junho de 1885, e aos poucos foram surgindo as estações, de acordo com as necessidades operacionais. A Estação do Marumbi, originalmente chamada de Taquaral, foi construída em madeira no ano de 1913; em 1935 foi elevada a categoria de estação de terceiro grau pela sua importância. O Cel. Durival de Brito com o objetivo de embelezar a ferrovia, autorizou, no ano de 1941, a construção do atual edifício e cuja locação foi motivada por um abaixo-assinado dos marumbinistas pedindo a mudança de lado, uma vez que a primitiva estava posicionada ao oposto da atual. Justificam o pedido: "a fim de que a respectiva plataforma não fique exposta às freqüentes chuvas e ventos e também para que melhor se possa apreciar o panorama mais lindo desse trecho e o majestoso conjunto granítico do nosso Marumbi".
O Parque Estadual
Em 25 de julho de 1986 a Serra do Mar foi toda tombada na sua porção paranaense. No dia 24 de setembro de 1990, através do Decreto n.º 7.300 foi criado o Parque Estadual Pico do Marumbi, e cuja inauguração aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente fixado Internacionalmente em 05 de Junho.
O Ponto culminante do Conjunto Marumbi foi conquistado em 21/08/1879, por Joaquim Olimpio de Miranda, ficando conhecido por Monte Olimpo ou Pico Marumbi.

Nenhum comentário: