1 de dez. de 2008

Le Tour

O Tour de France foi criado como uma manobra de marketing de um jornal esportivo francês, o L'Auto, para combater um veículo concorrente, o Le Velò, líder em vendas. As primeiras edições foram brutais: os ciclistas pedalavam noite adentro em etapas com até 15 horas de duração, consertavam as próprias bikes, usavam as mesmas roupas do começo ao fim da prova e encaravam as montanhas dos Alpes e dos Pirineus com bicicletas de apenas duas marchas - uma para as partes planas e outra para as subidas. Detalhe: para mudá-las, era preciso descer da bike e girar a roda de trás. Não era à toa que eram chamados, carinhosamente, de "os condenados da estrada". Em 1919, quando a prova já era disputada em equipes e havia se tornado tão popular que o público lotava as ruas para ver os ciclistas passarem, os organizadores tiveram a idéia de vestir o líder com uma camisa amarela, para ser facilmente identificado. Nascia o ícone do ciclismo, a famosa yellow jersey ou maillot jaune.

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