28 de abr. de 2009

Como escolher sua bike de estrada

1-Tubo superior

A inclinação do tubo superior varia de bike para bike. Quanto mais inclinado, mais confortável (mas menos aerodinâmico) é o quadro. Numa bike com um ângulo 73, por exemplo, o atleta vai bem relaxado, com o corpo mais ereto; já numa com 77 graus, ele pedala com o tronco extremamente na horizontal mas com conforto comprometido.

2-Quadro
Os quadros podem ser de alumínio, carbono ou titânio. A vantagem do alumínio é o preço, a rigidez e o peso. Porém, ele não absorve bem eventuais impactos. Não faz feio nos treinos, mas deixa a desejar nas competições. O titânio é leve e durável, mas bastante caro. Já o carbono tem uma ótima relação força/peso e é bonitão. Desvantagem: pode ser instável em velocidades altas e é caro.

3-Clipe
Apoio para os braços que deixam o ciclista em posição aerodinâmica, comum entre triatleta e ciclista de contra-relógio.

4-Roda
Há rodas de ferro, alumínio e carbono. As duas primeiras são mais pesadas: embalam bem, mas apresentam dificuldade na retomada. Com as rodas leves, a retomada depois das curvas é mais rápida. Muitos modelos de bike vêm com um par de rodas menos técnicas, para baratear o custo final da bike. Se esse for o caso do modelo escolhido por você, o ideal é comprar outro par de rodas caso pretenda competir. Rodas “fechadas”, mais usadas em provas de triathlon, contra-relógio e indoor, são mais aerodinâmicas, mas são também mais difíceis de controlar e exigem bastante técnica do ciclista.

Carbono: O tão desejado carbono, usado em tantos artigos esportivos, é como um tecido. Dependendo da trama e do fio que o compõem, pode ser mais resistente ou mais leve — taí um dos motivos da diferença de preço entre as bikes de carbono. Veja em seu caso as vantagens e desvantagens de ter um equipamento de carbono.

Aerodinâmica: Muitos detalhes das bikes de estrada são desenvolvidos pensando na aerodinâmica. Mas o quanto isso é importante para você, e o objetivo que pretende atingir?

Avalie se você vai pedalar em pelotão ou sozinho, botando a cara contra o vento. Se for sozinho, precisará de toda a ajuda aerodinâmica que sua bike puder lhe oferecer. Considere também a velocidade média em que costuma pedalar. Se for abaixo dos 40 km/h, pequenas diferenças de angulação não serão determinantes na performance.

Rigidez: As bicicletas de estrada têm de ser rígidas para perder menos energia nas torções que sofrem quando são pedaladas — é só imaginar um velocista do Tour de France pedalando em pé num sprint final para entender do que estamos falando. Porém, um grau mínimo de flexibilidade dá um certo conforto, amortecendo as imperfeições do chão.

Ao contrário das mountain bikes, bicicletas de estrada podem durar para sempre. O que significa que você provavelmente vai ter vontade de comprar uma bike melhor antes de realmente precisar trocá-la — então compre logo a melhor bike que pode bancar. Considere seu orçamento e suas necessidades de performance em termos de componentes. As bikes costumam ser oferecidas com diferentes níveis de componentes, que provocam mudanças drásticas nos preços. Lembre-se: dar um upgrade na magrela peça a peça vai custar mais do que comprar um conjunto melhor logo de cara. Teste o desempenho da magrela que pretende comprar.

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