27 de abr. de 2009

Pushing limits

Chris Sharma, 24 anos, que encadernou, em 2001, a via mais difícil do mundo, 5.15 de escalada (equivalente a um 12A na graduação brasileira), acaba de resolver outro quebra-cabeça do boulder ao cruzar o teto de uma caverna em Ozarks, no Arkansas, Estados Unidos. Enquanto na escalada vertical os atletas precisam de toda resistência para puxar-se para cima em rochas de até 100 metros de altura, os adeptos do boulder usam explosões de força dignas de Hércules para lidar com agarras minúsculas e difíceis, ao longo de pequenos trechos de rocha.

Para desvendar o "Witness The Fitness" - "Testemunhe a força", como foi batizada a rota -, Sharma se pendurou no teto, paralelo ao chão, segurando-se com três dedos em fendas rasas e com o dedão em uma protuberância do tamanho de um amendoim. O teto, com 12 metros de extensão, é de arenito, repleto de fungos e cogumelos, e considerado uma das linhas de escalada mais difíceis do mundo. "Foi uma das coisas mais impressionantes que já vi", conta Josh Lowell, da Big Up Productions, que filmou o feito no dia 13 de março.

Sharma recusa-se a dar uma graduação para sua conquista - ele nunca dá -, mas diz que foi a mais difícil que ele já fez, o que sugere um V15 - o novo limite para o boulder.

Nenhum comentário: