28 de abr. de 2009

Emprego dos sonhos

Aos 26 anos, e um forte curriculum esportivo, Dani Monteiro, apresentadora do programa Caminhos da Aventura, que é exibido da Rede Globo e no canal por assinatura SporTV, tem um trabalho dos sonhos de muita gente.

O programa mostra viagens e esportes radicais gravados em diversos cantos do mundo, que exploram as habilidades da apresentadora. Dani já praticou kitesurf no Taiti, mergulhou com tubarões na África do Sul, desceu de rapel de cima de um helicóptero nas montanhas do Chile, e por aí vai. Viaja pelo menos dez dias por mês.

"A profissão me possibilita conhecer diversos lugares, pessoas e esportes completamente diferentes. Como sou uma esportista aficionada, acho que é ideal para mim", diz Dani, que agora se dedica de corpo e alma ao pára-quedismo. Momento da virada: Dani era windsurfista com inumeros títulos, até quatro anos atrás. Um dia, depois de dar uma entrevista para um canal de televisão, foi chamada para um teste. A partir daí, deixou o windsurf para trabalhar como apresentadora. Como ela mesma diz, agora, consegue praticar todos os esportes e não apenas um. Tempo de dedicação: quando está em viagem, gravando, o trabalho é sem parar.

O lado ruim é não ter finais de semana, feriado e nem hora do cafezinho. Dependendo da viagem, o dia começa às 5 da manhã e termina à meia-noite. A vida de quem viaja por profissão não é mansa como parece e, é preciso enfrentar horas e horas em aeroportos, carregar bagagens, equipamentos pesados aqui e ali, além de nem sempre conseguir dormir bem e estar bem disposto a toda hora. "Às vezes, não dormimos a noite toda no avião porque há crianças chorando e precisamos gravar logo na seqüência do desembarque." Um repórter, em início de carreira, ganha por volta de 1.000 reais. Já os salários dos apresentadores de televisão variam de acordo com o tempo de casa, da emissora e dos patrocinadores do programa.

Nenhum comentário: