26 de nov. de 2008

Franco Brasileira

Em agosto de 2002, uma equipe de escaladores repetiu um dos Big Walls mais exigentes do Brasil, a via Franco Brasileira, na Face Sudoeste da Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, Rio de Janeiro.
A Pedra do Sino é conhecida por ser a maior parede rochosa com inclinação negativa do Brasil, aproximadamente 500 metros de extensão. Essa característica vem chamando a atenção de escaladores de todos os cantos do mundo. Atualmente existem sete vias de dificuldade mediana para difícil (entre A3 e A4) todas em estilo Big Wall, necessitando, desta forma, que os escaladores permaneçam mais de dois dias na parede.
O tempo médio para que via Franco-Brasileira possa ser escalada é de quatro dias, mas como havia um integrante a mais na equipe, foram gastos seis dias. O peso dos víveres que foram transportados parede acima somavam algo bem perto dos cem quilos, fato que tornava a içagem da carga uma atividade bastante exaustiva.
A via segue por uma fenda que cruza a parede diagonalmente, possuindo uma negatividade bastante acentuada. A rocha de má qualidade tornava a ascenção bastante demorada, tomando, por volta de 4 horas para cada 50 metros de via.
Depois de seis duros dias de parede a equipe chegou ao cume da Pedra do Sino, com certeza exaustos, mas ainda bastante longe do primeiro ponto civilizado, restando, para finalizar, descer os 11,5 quilômetros de trilha que até a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Esta foi a sexta repetição da via em 20 anos após a conquista e com certeza marcou a vida de todos os que se aventuraram em suas verticalidades.

Dicas:
- É indispensável pedir autorização e apresentar um currículo mínimo para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos para escalar qualquer um dos onze Big Walls do Vale da Morte.
- É obrigatório a utilização do Shit Tube para recolher as fezes.
- A utilização de redes faz a espera das guiadas mais confortáveis para os participantes.
- A parede é bastante fria, se estiver ventando a sensação térmica vai abaixo de zero com facilidade, por isso não esqueça os agasalhos, luvas, gorros e meias quentes.
www.montanhasdorio.com.br

Nenhum comentário: