para saber para onde vamos, com quem e principalmente quando?
Meu roteiro para este ano já esta planejado. Resolvemos encarar a estrada em direcao a Ushuaia. A ultima cidade das Americas, privilegiado com belas paisagens e diversos roteiros de trekking, bike, montanhismo, ski entre outros. Nossa previsao e partir logo apos o natal.
Decidir que vamos viajar foi a parte fácil, difícil é viabilizar a viagem do jeito planejado.
Viagens de férias não é qualquer viagem, afinal, a maioria de nós, escaladores, vai para a Patagônia, Chapada Diamantina, Cipó, Baú , Yosemite e outros points de escalada no Brasil e Mundo.
Para nao serem ferias frustradas, ela deve ser planejada desde o inicio e o quanto antes, de preferência no meio do ano e ajuda muito quando definimos que tipo de viagem vamos fazer. Analise:
Onde vou dormir: Camping, Pousadas / Hoteis, Na casa de Amigos
O que comer: Eu mesmo vou fazer minha comida ou procurar os restaurantes da cidade
Como chegar: De ônibus, de carona, de avião, com meu carro ou Vou rachar os custos com amigos
Lembre-se que tudo na vida, existem Prós e Contras em cada estilo de viagem. Mas economizar com comida e na pouso pode ser a pior estratégia, porque acabamos por render muito menos e ainda ficamos mal humorados após uma péssima noite de sono. Para resolver esses e alguns outros problemas ocasionados pela falta de planejamento, sugiro as seguintes dicas para ter uma boa viagem:
Planeje:
- Converse com as pessoas sobre o local escolhido, perguntando sobre a estrutura do local, geralmente toda cidade possui albergues, campings, hotéis mais simples, que será muito útil quando não estiver na montanha.
- Pesquisando na internet será fácil encontrar empresas que reservam passagens com descontos, como as agencia de viagens e representantes de turismo.
- Comprar milhagens não utilizada por amigos pode ser um bom negócio para ambos.
- Nas listas de discussão é possível encontrar muitas dicas sobre outros roteiros na região em que vai visitar, além de dicas de pessoas que já estiveram por lá.
- Viajar de ônibus a noite pode ser uma boa opção aos hotéis.
Sobre as Finanças:
- Final de ano costuma ser alta temporada, isso quer dizer preços com no mínimo 40% a mais, portanto, reserve hotéis e passagens com no mínimo alguns meses de antecedência.
- Embarque tranquilo, tente fazer a viagem com tudo pago.
- Faça uma reserva financeira para eventualidades e para as despesas locais tirando um pouquinho a cada mês, isso pode se tornar um habito, por exemplo reservar 5% de sua renda durante todo o ano destinado a viagem de final de ano.
Sobre pessoas e equipamentos:
- Procure ir em companhia de pessoas que já conheça e que possua muita afinidade, passar muitos dias com uma pessoa incompatível com seus gostos pode se tornar um “inferno”.
- Procure antes saber quais os equipamentos necessários para o local e NÃO deixe de leva-los. Além do aspecto de segurança, economizar no saco de dormir, roupas ou fogareiro por ser a diferença entre uma confortável caminhada ou num martírio diário.
Por Fim:
Não deixe de aproveitar a situação para aperfeiçoar seu desenvolvimento pessoal, conhecendo novas pessoas, cidades, costumes e comidas nas cidades em que estiver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário